Pular para o conteúdo principal

CAPITAL HUMANO: RESSIGNIFICANDO O TRABALHO





Seu maior ativo é o capital humano da sua empresa. Pequenos e Grandes Empresários sempre lidam com questões relacionadas a motivação, integração e comprometimento de seus colaboradores. Isso ocorre porque mesmo existindo planejamento há a necessidade de envolvimento dos colaboradores para que as ações planejadas sejam realizadas.
Engajar os colaboradores é muito mais que distribuir tarefas, mas também promover significado para as atividades que devem ser realizadas. É nesse momento que muitas empresas falham na comunicação.
Desencontros de informações e até mesmo o desconhecimento do motivo de determinada rotina pode ocasionar a falta de motivação. A não satisfação do colaborador também ocorre quando não conhece a importância e significado de suas atividades.
Alinhar os processos planejados e causar no colaborador vontade de realizá-lo é um verdadeiro desafio. De um lado há o empresário e do outro o prestador de serviço, são interesses diferentes.
No entanto, essas diferenças podem ser amenizadas com a correta comunicação de ideias e conceitos sobre determinado trabalho. Torna-se essencial que o empresário conheça seus processos para significá-los aos seus colaboradores.
O cuidado de saber comunicar inibe o retrabalho, quando um colaborador realiza parte de um trabalho é relevante que o mesmo entenda que sua correta atuação não quebra um ciclo de trabalho. As organizações perdem tempo e dinheiro com retrabalho.
Um artifício para o colaborador enxergar um novo significado na sua atividade pode ser alcançado através de manuais ou reuniões, nos quais os colaboradores possam ter ideia das informações essenciais para os setores que ele não faz parte e que dependem do resultado do seu próprio desempenho. Em casos onde seja possível, a rotatividade de funções auxilia de forma expressiva a mostrar onde os setores se cruzam nessa interdependência.
Incentive o seu colaborador a reconhecer, no sentido figurado, que ele não está apenas a construir uma parede, mas um castelo. Grandes projetos são resultados de pequenos processos.

Comentários

  1. Parabéns seu Blogger é ótimo e esse artigo muito esclarecedor!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou. É um prazer compartilhar...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FILME RECÉM CHEGADA – FOCO NA PRODUÇÃO #OQUEVI

PARTES MAIS AFETADAS DO CORPO HUMANO POR ACIDENTES NO TRABALHO

Tanto o empregador como o colaborador precisam ter cuidado e zelo pelo seu bemmaior, a saúde. Evitar acidentesnotrabalho é responsabilidade da empresa, mas também exige uma enorme conscientização e disposição do colaborador. O colaborador necessita, além de EPI- Equipamento de Proteção Individual, atenção e sentido de alerta, não pode apenas confiar nas experiências bem sucedidas. Assim, o colaborador deve realizar suas atividades sem pressa, equipado e seguir a rotina para evitar acidentes que possam afetar partes do corpo humano, como mãos, pés, pernas, tronco, face e demais membros. As pesquisas revelam que as mãos são as partes do corpo mais afetadas por acidentes, seguidas pelos pés. O menor percentual encontra-se no crânio/face, acredito que a cobrança firme para uso de capacetes colabore para os resultados, é a região que geralmente mais se protege. Em contra partida as empresas devem continuar seus esforços para segurança, inclusive por força de lei. Assim a empresa se livra de cu…

INDICAÇÃO DE FILME : MUDANÇA DE HÁBITO - GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas é algo bem curioso e que nem sempre é realizado de forma correta, mas existe fórmula? Eu gostaria de compartilhar com você um pouco da impressão que tive com o filme (muito conhecido) Mudança de Hábito.
É comum funcionário receber ordens, mas também sabemos que nem sempre são aceitas, apenas são executadas e as vezes a contra gosto. A impressão que temos é que nem sempre a autoridade recebida por um cargo é aceita de forma tranquila, suave ou com baixa resistência. A trama da irmã “Mary Clarence” na cena em que divide as vozes e conhece o timbre de cada uma das participantes do coral me intriga ainda hoje, devido aos resultados. Minha primeira observação passa pelo fato do reconhecimento dela como líder a parti daquele momento, ela recebe a batuta para reger o coral, a parti daquele momento, toda a equipe (o coral) sabem e reconhecem de quem seguir as orientações. Outro importante aspecto é a competência existente, ela realmente conhece o que faz. A forma dela conduzi…