VAMOS FALAR DE PRODUTIVIDADE?
O que vem a ser produtividade? Ser produtivo é trabalhar várias horas ? Ser produtivo é fazer muitas coisas? Essas são questões que vez ou outra nos passar na mente, no campo profissional também é assim, especialmente por tempo, que nesse contexto é dinheiro. "Time is money".
Por mais que as empresas se esforcem com máquinas e tecnologias para alavancarem sua produtividade, o capital humano é o ativo capaz de movimentar a rotina, fazendo uso dos recursos existentes dentro da organizações.
Observa-se três importantes fatores para a produtividade:
DISPOSIÇÃO
O Colaborador precisa está disposto a cooperar com as atividades que são confiadas a ele. Sem esse sentimento de colaboração ou vontade de fazer será bem mais complicado ter ou manter um dia produtivo dentro de uma empresa ou equipe.
FERRAMENTAS
A tecnologia existe para auxiliar nas atividades rotineiras ou repetitivas. A rotina administrativa, em todas as áreas, por vezes são previsíveis, dessa forma, atividades semanais, mensais, trimestrais e outras são feitas com programas. A atualização desses programas e do capital humano são fundamentais para que a rotina continue com o fluxo esperado, promovendo e dando recursos para as atividades correlatas. Tomada de decisões precisam de dados para que sejam mais assertivas.
INDEPENDÊNCIA
Outro fator importante para garantir a produtividade da equipe é a independência. Os colaboradores necessitam um mínimo de independência nas suas atividades rotineiras. Especialmente com a terceirização de algumas atividades, ou relação com empresas que prestam serviço auxiliando com site, programas e bancos de dados.
Ao contratar essas atividades, necessita-se saber previamente como é o retorno do suporte. Atividades on line são bastante dependentes, por exemplo áreas de atendimento.
O desafio é fazer mais em menos tempo, e isso depende no capital humano que precisa está alinhado com as expectativas da empresa (disposição), possuir recursos (ferramentas), e conseguir fluxo na rotina (independência).
CONCLUSÃO
Podemos concluir que a produtividade não está vinculada ao tempo dedicado, mas sim, no processo, de forma como essa atividade é feita. Muitas horas de trabalho não significa produtividade, embora a expectativa é que se produza mais em mais tempo.O desafio é fazer mais em menos tempo, e isso depende no capital humano que precisa está alinhado com as expectativas da empresa (disposição), possuir recursos (ferramentas), e conseguir fluxo na rotina (independência).
Comentários
Postar um comentário