Você sabe contratar? Num momento tão complicado, onde as empresas são cada vez mais empurradas a uma produção enxuta, como fica a questão do recursos humanos? Vamos falar de contratação.
Contratar nunca foi tão difícil. E temos mais um fator que complica, nossa cultura baseada na indicação. Por mais que tenha informação no perfil profissional, nada substitui a prática diária envolvida em cada função existente dentro das empresas. As pessoas formam a organização, são o principal motor para a existência da produção. Por esse motivo é importante saber contratar.
Os recursos humanos das organizações, responsáveis em sua grande parte pelo recrutamento e seleção, nem sempre possuem em seu quadro os profissionais mais adequados para essa função. Há também em sua formação a falha acadêmica, moldada para uma estrutura totalmente diferente da nossa. Creio que é o momento de estudiosos brasileiros trabalharem com afinco nesse sentido, onde exista um plano para nossa realidade e uma direção às nossas necessidades.
As pequenas empresas sofrem por não possuírem uma estrutura que suporte um bom profissional, trabalhando assim de forma emergencial, ou seja, não há desenho de cargo, plano de crescimento e salário. As grandes empresas, devido a demanda, terminam também sufocadas, terminando optando em sua grande parte por processos seletivos desnecessários ou pouco capazes de revelar a verdadeira personalidade do candidato à vaga.
As empresas, portanto, ficam jogando com a sorte desde o momento que resolvem contratar por consequência os candidatos por indicação. Dessa forma um candidato com bom potencial se perde durante o processo. Sendo importante saber que o candidato está sujeito a simpatia do avaliador, antes mesmo da chance de mostrar suas habilidades e perfil para o ambiente de trabalho em questão.
Veja, por exemplo, precisas de um colaborador que vai trabalhar com xerox, tirando cópias, fazendo arquivamentos, e talvez um pouco mais que isso, entretanto se depara com avaliações que envolve experiência, técnica para o uso dos equipamentos, domínio de outras línguas, excel e conhecimento sólido de matemática. Há algum problema nessas exigências ?
A resposta envolve alguns fatores :
- A carga de trabalho justifica abrir uma seleção?
- Que atividades de fato serão executadas?
- Qual o perfil da empresa? Grande ou pequeno porte ?
São estes e outros questionamentos que de fato vão proporcionar uma correta seleção. Fiquem de olho no processo seletivo da empresa de vocês, especialmente se pretendem ter no seu quadro funcional pessoas que agregam e não apenas realizam função.
Tomem cuidado com a exagerada qualificação solicitada, pois candidatos bem preparados quando percebem um rotina pouco desafiadora logo procurarão outras oportunidades e nova despesa é gerada com outra contratação.
Espero que a ideia do desenho de função, cargo e salário, bem como a honestidade do avaliador seja mais uma ação em favor do progresso de sua organização, seja ela de pequeno ou grande porte.
Se gostou do conteúdo não deixe de compartilhar e comentar. Sigam nossa página no facebook - f/oquevisobreadministracao e tenham nossas atualizações com dicas diárias para o seu negócio. #oquevi. Entra em contato e conte-nos sua experiência.
Comentários
Postar um comentário