#OQUEVI
– Quem é o cliente?
Para você , de quem é a responsabilidade
dentro da organização, nesse cenário, onde o cliente externo e o cliente
interno (o colaborador) não possui uma adequada relação?
Sabe-se, conforme relato anterior, que existe
de um lado o cliente que não confia no serviço prestado, por outro lado tem-se
o colaborador desconfortável por ter exposta sua condição de novato.
Na verdade, a organização que não
conhece seus clientes sofre as duras consequências não apenas dos seus atos,
mas por falta de ação, pois a inércia é prejudicial a imagem de qualquer empresa.
A tentativa de amenizar a relação entre os colaboradores e clientes deve ser
feita através de um programa que venha suprir as necessidades da empresa, isso
só acontece com o perfeito conhecimento de ambos os envolvidos.
Enquanto há clientes que mostram aceitar
serem atendidos por alguém sem experiência, sabendo que trata-se de um momento
passageiro, há os que não toleram.
Reflita comigo, o primeiro contato do cliente, segundo Oliveira
(2007), resulta em algumas
situações: uma imagem positiva da organização, uma imagem negativa, migração
para a concorrência, como também o marketing boca-a-boca , que pode contribuir para
o fracasso ou sucesso da organização.
As empresas procuram lucro através da venda e querem
o retorno dos clientes, portanto, importante é saber lidar com o
retorno desses clientes. Os clientes, externos ou internos, gostam de
sentir interesse e preocupação quanto aos serviços prestados.
Bom, essa é uma situação existente em
muitas organizações, quanto maior a quantidade de clientes, mas distante
tornam-se de um atendimento personalizado. Avaliar a hora de crescer, prospectando
clientes, pode ser uma adequada solução para o tema em questão.
E vocês, andam satisfeitos com o
atendimento fornecido pelas empresas?
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