Quando comecei a estudar administração eu vi o quanto é ampla e o quanto é aplicada em qualquer tipo de negócio. Entendi que a profissão do administrador surgiu da necessidade e demanda pelas organizações e empresas.
Nesse meio tempo, além de diversos outros pontos, foi possível identificar pelo menos três áreas onde deve haver um profissional atuando. Sendo elas: operacional, tático e estratégico.
Um das causas de sucesso de empresas é alinhar para que todos atuem conforme sua área dentro da organização para alcançarem um objetivo comum.
Temos uma cultura de imediatismo, também uma cultura que o dono é que manda, mas isso nem sempre resulta em bons resultados. Temos donos de negócios atuando simultaneamente nas três áreas, ou atuando em nenhuma, ficando realmente difícil manter bons resultados.
Se como empresário deseja crescer nos negócios pense no que deseja realizar, de que forma vai realizar e quem vai realizar. Você precisa de equipe para planejar, alguns pontos passam despercebidos quando se trabalha só ou não se tem conhecimento do mesmo.
O Ciclo PDCA é uma excelente ferramenta de controle. Indicando que é um ciclo de continua melhoria que envolve o planejamento, execução , verificação e ação de cada etapa de tudo que deseja desenvolver para melhoria de resultados.
Então, essas dicas são bem úteis quando bem utilizadas: pessoas atuando em todas as áreas, tendo controle sobre o planejamento, execução e ação das atividades determinadas para a melhoria dos negócios.
Por hoje é isso e até mais.
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