Pular para o conteúdo principal

MEDO DE FALAR EM PÚBLICO | #OQUEVI

A Comunicação é um dos atos mais importantes entre pares e extremamente necessários nos negócios. Entretanto é comum que muitos negócios não consigam êxito justamente por uma comunicação falha. Logo o ato de comunicar deve ser preciso, sem margens para dupla interpretação.

Muitas pessoas, além de não saberem comunicar, ainda possuem o medo de falar em público. O que leva as pessoas a terem medo de falar em público?

EXPERIÊNCIAS AO LONGO DA VIDA

Geralmente são reflexos de vivências da infância. A criança é incentivada a comunicar com frequência, e aos poucos vão criando filtros, são advertidas a falarem mais baixo, a emitir opinião com delicadeza ou até mesmo a não emitir opinião.

RECEIO DE JULGAMENTOS

As pessoas necessitam ser aceitas, precisamos de vida social. Dessa forma quando conquistamos um espaço no grupo evita-se conflitos para que se mantenha a convivência. Não é raro preferir calar e seguir num grupo. Geralmente encontra-se outro grupo antes de sair de um grupo atual, quando necessário.

DESPREPARO

Um dos motivos do medo de falar em público também está relacionado ao domínio do conteúdo que deseja transmitir. Quando o conteúdo precisa ser mais internalizado causa um certo desconforto. Preparo e conhecimento é o suficiente para vencer essa barreira.

DESCONHECIMENTO DA PRÓPRIA VOZ

Quem não tem o hábito de se ouvir pode sentir uma dificuldade maior. O correto é emitir sua voz em tom mais alto que a fala natural, para que possa soar mais confortável com o passar do tempo. Conhecer e sentir seu aparelho fonador e como a voz ecoa na própria cabeça auxilia para que tudo seja natural e gere menos ansiedade.

FALTA DE CARISMA

 A comunicação é um ato de troca. A descontração faz  parte dos negócios, geralmente não se vai direto ao ponto. A quebra de gelo é algo constantemente usada nas negociações, nesse momento há quebra de resistência em ouvir, aumentando as chances de um bom negócio.

Agora que você conhece as possíveis causas do medo de falar em público, pode notar que tudo é uma questão de hábito, então treine, se ouça e reveja os valores que foram impostos ao longo do tempo que ocasionassem o medo de falar em público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILME RECÉM CHEGADA – FOCO NA PRODUÇÃO #OQUEVI

PARTES MAIS AFETADAS DO CORPO HUMANO POR ACIDENTES NO TRABALHO

Tanto o empregador como o colaborador precisam ter cuidado e zelo pelo seu bemmaior, a saúde. Evitar acidentesnotrabalho é responsabilidade da empresa, mas também exige uma enorme conscientização e disposição do colaborador. O colaborador necessita, além de EPI- Equipamento de Proteção Individual, atenção e sentido de alerta, não pode apenas confiar nas experiências bem sucedidas. Assim, o colaborador deve realizar suas atividades sem pressa, equipado e seguir a rotina para evitar acidentes que possam afetar partes do corpo humano, como mãos, pés, pernas, tronco, face e demais membros. As pesquisas revelam que as mãos são as partes do corpo mais afetadas por acidentes, seguidas pelos pés. O menor percentual encontra-se no crânio/face, acredito que a cobrança firme para uso de capacetes colabore para os resultados, é a região que geralmente mais se protege. Em contra partida as empresas devem continuar seus esforços para segurança, inclusive por força de lei. Assim a empresa se livra de cu…

INDICAÇÃO DE FILME : MUDANÇA DE HÁBITO - GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas é algo bem curioso e que nem sempre é realizado de forma correta, mas existe fórmula? Eu gostaria de compartilhar com você um pouco da impressão que tive com o filme (muito conhecido) Mudança de Hábito.
É comum funcionário receber ordens, mas também sabemos que nem sempre são aceitas, apenas são executadas e as vezes a contra gosto. A impressão que temos é que nem sempre a autoridade recebida por um cargo é aceita de forma tranquila, suave ou com baixa resistência. A trama da irmã “Mary Clarence” na cena em que divide as vozes e conhece o timbre de cada uma das participantes do coral me intriga ainda hoje, devido aos resultados. Minha primeira observação passa pelo fato do reconhecimento dela como líder a parti daquele momento, ela recebe a batuta para reger o coral, a parti daquele momento, toda a equipe (o coral) sabem e reconhecem de quem seguir as orientações. Outro importante aspecto é a competência existente, ela realmente conhece o que faz. A forma dela conduzi…