A vida de empreendedor é uma verdadeira loucura, quando se inicia é comum centralizar as coisas em si e demora-se tomar a atitude de dividir e delegar tarefas e muitos possuem essa atitude por toda a vida da empresa. Até onde isso é saudável?
Motivos financeiros, falta de confiança, falta de pessoas compromissadas. Esses e outros motivos são parte das causas da alta centralização de serviços dentro das micros e pequenas empresas. Tantas responsabilidades acabam sendo bastante estressante, o que termina evitando o crescimento e desenvolvimento das empresa a longo prazo.
Claro que a procura por profissionais qualificados está difcil, mas um treinamento voltado as suas necessidades pode ser uma boa alternativa. Possuir em seu quadro pessoas treinadas e até mesmo sem experiência pode ser uma vantagem, desde de que a pessoa realmente tenha o perfil e consiga reproduzir as atividades necessárias dentro do seu negócio. Colaboradores sem vícios costumam se adaptar muito bem, sendo muito produtivos, acatando bem instruções.
Quando se divide tarefas você:
-
Ganha tempo para realizar outras coisas, por exemplo, investir seu tempo em planejamento.
-
Consegue descansar mais e possibilita mais saúde, pois desalera seu cérebro de tantas atividades.
-
Permite que usufrua mais momentos com a família, pois não adianta ter dinheiro e não ter tempo ou prazer em usá-lo.
-
Possibilita reuniões mais produtivas, pois não vai necessitar atender várias pessoas ao mesmo tempo, já que nem tudo precisará passar por você.
-
Você poderá se ausentar na necessidade de repouso médico, pois sua empresa vai continuar com suas atividades e terá alguém a responder por você.
Essas e outras razões são importantes para saber que é o momento de delegar tarefas e são fatores de peso pela escolha da descentralização de tarefas dentro da sua empresa e organização.
"Equilíbrio sempre é a melhor solução "
Ao perceber que a sobrecarga de trabalho afeta sua saúde e atividades diárias permita parar um pouco e repensar. Será que não há muitas coisas que poderiam ser feitas por outros? Reflita e veja que a longo prazo ou curto prazo manter essa situação gera um futuro que pode ser diferente do esperado.
Se gostou do conteúdo não deixe de compartilhar e comentar. Sigam nossa página no facebook - f/oquevisobreadministracao e tenham nossas atualizações com dicas diárias para o seu negócio. #oquevi. Entra em contato e conte-nos sua experiência.
Comentários
Postar um comentário