Um coisa que você não pode deixar de fazer pela sua empresa é um seguro empresarial. Lidar com os riscos de um acidente deve fazer parte dos cuidados com o negócio, pois acidentes como incêndios fazem parte de uma triste realidade. Infelizmente poucos empreendedores levam tão a sério esses cuidados, alguns tentam alterar a documentação ou consegui-la de forma ilícita, pois acreditam que não vale a pena ou que não serão vítimas.
Quando a prefeitura libera o local para seu empreendimento espera-se que esteja de acordo com as normas vigentes da legislação, inclusive são pensadas para reduzir riscos, não existe por acaso. Especialmente o corpo de bombeiros deve ser observado para negócios que necessitam de depósito para objetos de plásticos e derivados, papéis e outros objetos inflamáveis.
Também é uma realidade o fato que muitas regiões não possuem estrutura adequada, apesar de possuir o corpo de bombeiros para lidar com o incêndio. Assim deve ser uma preocupação, entre muitas, de primeira ordem na vida de empreendedores e gestores.
Aqui consta a classificaçação de extintores e as principais classes de incêndio, embora tudo possa ser definido em projeto, são seus colaboradores que deverão saber manusear da forma correta. Peça treinamento para sua equipe, ou faça o treinamento em conjunto com outra pequena empresa. Os benefícios serão maiores que os custos.
OS PRINCIPAIS TIPOS DE EXTINTORES SÃO OS SEGUINTES:
1. Extintor H2O: água na forma líquida (jato ou neblina);
2. Extintor à base de Espuma: espuma mecânica;
3. Extintor de Gases e vapores inertes: gás carbônico (CO2), Nitrogênio, Vapor d´água;
4. Extintor Pó químico: bicarbonato de sódio.
CLASSES DE INCÊNDIO:
A - Materiais sólidos fibrosos, tais como: madeira, papel, tecido, etc. que se caracterizam por deixar, após a queima, resíduos como carvão e cinza. Essa classe de incêndios deve ser combatida com extintores de H2O ou de Espuma;
B - Líquidos e gases inflamáveis, ou em sólidos que se liquefazem para entrar em combustão: gasolina, GLP, parafina, etc. Neste caso NÃO se pode usar extintores à base de água;
C - Equipamentos elétricos energizados: motores, geradores, cabos, etc. Extintores de pó químico e de Gases são os permitidos para esse tipo de incêndio.
Esse quadro deve está preferencialmente exposto a visão de todos, nunca se sabe, com informação a ajuda será da forma correta. Nunca troque o certo pelo duvidoso.
Ainda que se tenha o cuidado, acidentes são imprevisíveis e sua dimensão pode ser imensurável, portanto sugiro o hábito de proteger o seu bem. Tenha o hábito de verificar instalações elétricas e também cobrar as vistorias do corpo de bombeiro, cuja as documentações possuem prazo de validade.
Espero que tenham gostado da dica : Proteja seu bem de acidentes e faça um seguro empresarial.
Se gostou do conteúdo não deixe de compartilhar e comentar. Sigam nossa página no facebook - f/oquevisobreadministracao e tenham nossas atualizações com dicas diárias para o seu negócio. #oquevi. Entra em contato e conte-nos sua experiência.
Comentários
Postar um comentário