Pular para o conteúdo principal

ROTINA E ADAPTAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES | #OQUEVI

ROTINA E ADAPTAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES  | #OQUEVI

Como você lida com novos funcionários na sua empresa? Existe alguém para orientá-lo ou simplesmente as coisas acontecem no dia a dia?
Por mais que experiente que seja, todo colaborador passa por um momento de adaptação. Por isso mesmo a importância de um bom RH para que ocorra de forma mais rápida.
Conhecer os hábitos da empresa é necessário. Há pontos essenciais que o novo colaborador precisa saber, tais como:
 SABER A QUEM SE REPORTAR  
Se algo precisa ficar bem claro dentro de uma empresa é saber a quem se dirigir em caso de dúvida, conhecer o seu superior, especialmente em empresas familiares, pois nem sempre fica fácil saber de fato quem manda.
A figura de um superior deve ser respeitada em todos os aspectos, tanto para quem chega na empresa como colaborador base, como também para o colaborador que chega para liderar.
O colaborador que chega para liderar enfrenta muita resistência, pois chega em um ambiente onde há relacionamentos estabelecidos.
 CONHECER SUAS FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES  
Cada empresa possui seus próprios processos e o colaborador precisa de um tempo para se familiarizar com a cultura da empresa. É comum o colaborador aceitar todas as solicitações no desejo de engajamento, assim passa a conhecer a rotina da empresa.
A importância desse envolvimento ocorre da necessidade de conhecer suas responsabilidades e reflexo dela no âmbito geral da empresa.
 ESTRUTURA PARA O TRABALHO
Uma importante coisa a ser comentada é sobre a estrutura que esse novo colaborador precisa ter para trabalhar logo nos primeiros dias.
Material de escritório se for funcionário interno, transporte e demais materiais de trabalho se for externo. Esses são apenas algumas obrigações da empresa, pois não podemos deixar de falar sobre os equipamentos de segurança individual.
CONHECER A HISTÓRIA DA EMPRESA
A adaptação deve ser um processo rápido, compartilhar a história da empresa possibilita uma absorção da cultura da mesma. Isso possibilita uma entrega maior e entendimento do seu negócio para o seu colaborador.
Permita que seu colaborador não veja seu negócio apenas como um trabalho, mas sim parte integrante de um projeto muito vantajoso para ele.
Se gostou do conteúdo não deixe de compartilhar e comentar. Sigam nossa página no facebook - f/oquevisobreadministracao  e tenham nossas atualizações com dicas diárias para o seu negócio. #oquevi. Entra em contato e conte-nos sua experiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILME RECÉM CHEGADA – FOCO NA PRODUÇÃO #OQUEVI

O filme RECÉM CHEGADA vai além de mais uma história de amor lançada nos cinemas. Assistindo com mais atenção é um filme com informação e dicas para a área de produção. A jovem executiva vislumbra sucesso profissional e na primeira conveniência tenta uma promoção em um ambiente novo, diferente e com muitas oportunidades. Enfrenta a realidade de ser mulher e lidar com homens, também se refaz diante de seus preconceitos a respeito de liderança, hábitos e costumes. Foi conhecendo os hábitos e costumes da região onde estava instalada que obteve nova experiência, assim a produção da empresa em que trabalhava teve uma nova trajetória. Lançou mão de seus conhecimentos, fazendo pesquisa de mercado, análises, verificação de máquinas e equipamentos, previsão de produção, adequação de layout, minimizando o máximo os   riscos do lançamento de um novo produto. As empresas jamais devem arriscassem em uma grande produção sem estudo e preparo para o mesmo, quando fala-se de novos

INDICAÇÃO DE FILME : MUDANÇA DE HÁBITO - GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas é algo bem curioso e que nem sempre é realizado de forma correta, mas existe fórmula? Eu gostaria de compartilhar com você um pouco da impressão que tive com o filme (muito conhecido) Mudança de Hábito. É comum funcionário receber ordens, mas também sabemos que nem sempre são aceitas, apenas são executadas e as vezes a contra gosto. A impressão que temos é que nem sempre a autoridade recebida por um cargo é aceita de forma tranquila, suave ou com baixa resistência. A trama da irmã “Mary Clarence” na cena em que divide as vozes e conhece o timbre de cada uma das participantes do coral me intriga ainda hoje, devido aos resultados. Minha primeira observação passa pelo fato do reconhecimento dela como líder a parti daquele momento, ela recebe a batuta para reger o coral, a parti daquele momento, toda a equipe (o coral) sabem e reconhecem de quem seguir as orientações. Outro importante aspecto é a competência existente, ela realmente conhece o que faz.

PARTES MAIS AFETADAS DO CORPO HUMANO POR ACIDENTES NO TRABALHO

Tanto o empregador como o colaborador precisam ter cuidado e zelo pelo seu bem   maior, a saúde. Evitar acidentes no trabalho é responsabilidade da empresa, mas também exige uma enorme conscientização e disposição do colaborador. O colaborador necessita, além de EPI- Equipamento de Proteção Individual, atenção e sentido de alerta, não pode apenas confiar nas experiências bem sucedidas. Assim, o colaborador deve realizar suas atividades sem pressa, equipado e seguir a rotina para evitar acidentes que possam afetar partes do corpo humano, como mãos, pés, pernas, tronco, face e demais membros. As pesquisas revelam que as mãos são as partes do corpo mais afetadas por acidentes, seguidas pelos pés. O menor percentual encontra-se no crânio/face, acredito que a cobrança firme para uso de capacetes colabore para os resultados, é a região que geralmente mais se protege. Em contra partida as empresas devem continuar seus esforços para segurança, inclusive por força de lei. Assim a em