Já
está valendo o novo acordo ortográfico. Desde 2009 que informações sobre a nova
escrita andam em processo de transição para que de fato se torne algo diário e
constante, mas agora ele de fato é obrigatório, válido para concursos e uso
formal da forma escrita, ou seja, acabou o período de adaptação.
Nossa
língua de fato ainda é uma caixa de surpresas, são muitos brasileiros, inclusive
eu mesma, com diversos vícios de linguagem que levamos diretamente para a forma
escrita. Agora de que forma isso afetará nos negócios?
CREDIBILIDADE
DA EMPRESA
Atualmente,
o primeiro contato que um cliente tem com a empresa pode acontecer através de um
e-mail e se esse é gerado sem formalidade aumenta a possibilidade de um retorno
negativo ou falta de retorno. Pode acontecer de um negócio não ser levado a
sério pelo contéudo recebido conter gírias, abreviações e erros de
português.
De
acordo com a Exame.com
(vejam a reportagem completa) há diversos erros cometidos por diversos ramos em
todos os momentos. Por exemplo:
A
vista/ à vista
Erro:
O pagamento foi feito a vista.
Forma
correta:
O pagamento foi feito à vista.
Explicação:
Ocorre crase nas expressões formadas por palavras femininas. Exemplos: à noite,
à tarde, à venda, às escondidas e à vista.
DESVIO
DO PÚBLICO ALVO
A
falta de um português formal também pode afastar potenciais clientes. Vivemos
com uma cultura de super valorização de poder de conhecimento e riqueza, e claro
que esse é um fator que reflete diretamente nos negócios.
Caso
um cliente sinta-se profundamente incomodado com um funcionário que não se
expresse bem ele não volta. Para o retorno do cliente é necessário encanto, a
primeira impressão fica.
PROMOÇÕES
E SEUS EFEITOS
A
internet tem um enorme poder de promover informações, você pode manter-se por
vários tempos sem cometer erros , mas ao primeiro erro com certeza haverá vários
retornos, podendo ser muito desconfortável.
Cuidado
com jovens e sua pressa em postar, cuidado com equívoco de valores de produtos
em promoção, e como já visto por diversos momentos, embora algumas campanhas
sejam realizadas com erros intencionias e com finalidade de gerar engajamento,
não funciona sempre.
E
essa foi a dica de hoje: Verificar o português e atualizar-se
constantemente.
Se
gostou do conteúdo não deixe de compartilhar e comentar. Sigam nossa página no
facebook - f/oquevisobreadministracao e
tenham nossas atualizações com dicas diárias para o seu negócio. #oquevi. Entra
em contato e conte-nos sua experiência.
Comentários
Postar um comentário