Pular para o conteúdo principal

O LIMITE ENTRE AS NORMAS E BOM SENSO | #OQUEVI

O LIMITE ENTRE AS NORMAS E  BOM SENSO | #OQUEVI


Por mais simples que seja, a normatização dentro das organizações promove muitas vantagens, a comunicação é uma delas.
Quando se decide por um determinado método de trabalho é útil para que seja facilmente compreendido por todos que estão envolvidos, dos subordinados ao líderes, todos devem ter a mesma linguagem e visão.
Apesar de haver resistência e  uma certa dificuldade no inicio com a transição para nova forma de trabalhar, tudo se ordena de forma mais lógica no fim. E o que parecia ser trabalhoso fica mais fácil de ser compreendido e executado.
Tenha em mente que a normatização não é uma prisão, mas um caminho a ser seguido. Sempre que necessário as normas podem e devem ser alteradas. O ideal é a presença e colaboração de pessoas chaves para que as normas sejam válidas e úteis por muito tempo.
Especialmente quando a empresa cresce sem planejamento, alguns valores antigos vão se perdendo, novos valores são agregados e para que troca aconteça mantendo o que há de bom e principalmente os princípios valorizados se mantenham e não se percam no meio do caminho.
A dica de hoje é verificar qual a sua necessidade de normatização. Tudo sai como planejado ou as coisas simplesmente acontecem? Não tenha receio em procurar ajuda, quanto mais cedo melhor.
Se gostou do conteúdo não deixe de compartilhar e comentar. Sigam nossa página no facebook - f/oquevisobreadministracao  e tenham nossas atualizações com dicas diárias para o seu negócio. #oquevi. Entra em contato e conte-nos sua experiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILME RECÉM CHEGADA – FOCO NA PRODUÇÃO #OQUEVI

O filme RECÉM CHEGADA vai além de mais uma história de amor lançada nos cinemas. Assistindo com mais atenção é um filme com informação e dicas para a área de produção. A jovem executiva vislumbra sucesso profissional e na primeira conveniência tenta uma promoção em um ambiente novo, diferente e com muitas oportunidades. Enfrenta a realidade de ser mulher e lidar com homens, também se refaz diante de seus preconceitos a respeito de liderança, hábitos e costumes. Foi conhecendo os hábitos e costumes da região onde estava instalada que obteve nova experiência, assim a produção da empresa em que trabalhava teve uma nova trajetória. Lançou mão de seus conhecimentos, fazendo pesquisa de mercado, análises, verificação de máquinas e equipamentos, previsão de produção, adequação de layout, minimizando o máximo os   riscos do lançamento de um novo produto. As empresas jamais devem arriscassem em uma grande produção sem estudo e preparo para o mesmo, quando fala-se de novos

INDICAÇÃO DE FILME : MUDANÇA DE HÁBITO - GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas é algo bem curioso e que nem sempre é realizado de forma correta, mas existe fórmula? Eu gostaria de compartilhar com você um pouco da impressão que tive com o filme (muito conhecido) Mudança de Hábito. É comum funcionário receber ordens, mas também sabemos que nem sempre são aceitas, apenas são executadas e as vezes a contra gosto. A impressão que temos é que nem sempre a autoridade recebida por um cargo é aceita de forma tranquila, suave ou com baixa resistência. A trama da irmã “Mary Clarence” na cena em que divide as vozes e conhece o timbre de cada uma das participantes do coral me intriga ainda hoje, devido aos resultados. Minha primeira observação passa pelo fato do reconhecimento dela como líder a parti daquele momento, ela recebe a batuta para reger o coral, a parti daquele momento, toda a equipe (o coral) sabem e reconhecem de quem seguir as orientações. Outro importante aspecto é a competência existente, ela realmente conhece o que faz.

PARTES MAIS AFETADAS DO CORPO HUMANO POR ACIDENTES NO TRABALHO

Tanto o empregador como o colaborador precisam ter cuidado e zelo pelo seu bem   maior, a saúde. Evitar acidentes no trabalho é responsabilidade da empresa, mas também exige uma enorme conscientização e disposição do colaborador. O colaborador necessita, além de EPI- Equipamento de Proteção Individual, atenção e sentido de alerta, não pode apenas confiar nas experiências bem sucedidas. Assim, o colaborador deve realizar suas atividades sem pressa, equipado e seguir a rotina para evitar acidentes que possam afetar partes do corpo humano, como mãos, pés, pernas, tronco, face e demais membros. As pesquisas revelam que as mãos são as partes do corpo mais afetadas por acidentes, seguidas pelos pés. O menor percentual encontra-se no crânio/face, acredito que a cobrança firme para uso de capacetes colabore para os resultados, é a região que geralmente mais se protege. Em contra partida as empresas devem continuar seus esforços para segurança, inclusive por força de lei. Assim a em