Não é nada bom para os negócios quando os conflitos de interesses existentes entre o consumidor e empresa não ficam reservados e não são bem resolvidos. A proporção que um mal-entendido toma quando chega nas redes sociais ou mesmo numa capital ou bairro, podem acabar com a confiança ou simpatia por uma marca.
Diante de muitas informações o consumidor encontra amparo para suas reivindicações. Assim surge a necessidade da empresa melhorar seu relacionamento com o consumidor e minimizar a ação de oportunistas.
QUER PROTEGER SEU NEGÓCIO DE POSSÍVEIS OPORTUNISTAS?
Se sua empresa deseja se proteger de oportunistas e dessa forma melhorar seu relacionamento com o consumidor aqui vai algumas dicas.
1 – Substituía o produto por outro da mesma espécie em perfeitas condições de uso
Ouça o consumidor. Se o mesmo volta informando sobre problemas com o produto, verifique e encaminhe para as averiguações necessárias. Quando o produto possui defeito ele tem direito a substituição.
2 – Restitua o valor pago pelo produto
Na impossibilidade de restituir o produto, faça a devolução em dinheiro ou substitua por outro similar caso o cliente esteja de acordo.
3 - Mantenha os produtos dentro do prazo de validade
Os produtos devem está dentro do prazo de validade. Nenhum produto deve continuar em estoque ou exposto após a data de validade, isso não se aplica apenas a gêneros alimentícios, todos os produtos devem está rigorosamente controlados. Mantenha um bom controle e o cliente nunca vai pedir substituição por um produto que não cumpre a sua finalidade.
4 – Abatimento proporcional de preço
Se o cliente concorda, todo acordo pode ser feito, inclusive abatimento de preço. Verifique suas condições e margens de negociação.
5 – Verifique a qualidade do produto
No entanto, se deseja reduzir seus problemas, fique de olho na qualidade dos produtos, verifique embalagem, oriente a fiscalização dos produtos antes da venda, com a certeza do bom funcionamento.
Todas essas ações são garantidas por lei no código do consumidor. Mantenha na sua empresa uma cópia do código e livre-se de problemas ou situações desagradáveis. Deixe seu pessoal super preparado.
Quer mais informações sobre o direito do consumidor?
Consulte este link : Lei 8078
Comentários
Postar um comentário