Algumas organizações fazem esforços mas não crescem como deveriam. Por que esse cenário ainda é tão presente? As pequenas e micro empresas lutam diariamente para continuarem com suas atividades, mas como crescer como deveriam?Vejam aqui algumas dicas, são essenciais para o desenvolvimento e crescimento. Várias delas podem ser facilmente aplicadas e te ajudarão nessa conquista.
As empresas não crescem como deveriam devido :
POR QUE NÃO DIVULGAM SEUS SERVIÇOS
Algumas micro empresas no início procuram fazer marketing de forma intuitiva e sem acompanhamento profissional. Entretanto quando acham que os negócios finalmente estão bem esquecem de manter os esforços para divulgação do serviço.
Há uma diversidade de serviços ofertados e você não pode ser mais um na multidão. Hoje há diversas formas de divulgar seu serviço. Veja aqui nesse artigo formas de divulgação.
Perceba que está cada vez mais fácil a divulgação de qualquer negócio sendo grande ou pequeno.
POR QUE NÃO POSSUEM UM SERVIÇO ESPECIALIZADO
A concorrência é grande, as coisas estão cada vez mais caras. A decisão do cliente em escolher por sua empresa se dá em função de um serviço que ela realmente deseje e precise.
Sempre busque novidades, forneça novas experiências aos seus clientes. Você deve ser o melhor no que oferece. Capacite a sua equipe, pesquisa em internet, faça parcerias importantes para que o serviço seja diferente, necessário e principalmente profissional.
Verifique novas formas para redução de uso de material, redução de tempo, verifique as novas técnicas e faça uso da tecnologia ao seu favor.
POR QUE NÃO SE PLANEJAM FINANCEIRAMENTE
A parte financeira da empresa é sem dúvida um fator importante pois viabiliza realizar o planejado,. As pequenas companhias fogem de encargos financeiros, possuem dificuldades em procurar crédito e muitas vezes não sabem como procurar ou conseguir crédito.
Muitas delas não possuem um balanço real ou correto, sonegam impostos, tudo na tentativa de se manterem e momentaneamente gastam o mínimo possível. Essa prática dificulta a solicitação de empréstimos, já que não refletem a realidade.
Se você não consegue provar efetivamente a verdadeira situação financeira, dificulta sua avaliação como bom investidor e o banco não terá boas condições para ofertar, já que precisa mostrar o mínimo de maturidade para lidar com dinheiro.
Tenha hábitos de fazer reservas, controlar corretamente seus custos. Façam o necessário para possuírem pessoas de confiança e capacitadas para gerenciarem ou capacite-se para executar essa atividade de forma satisfatória.
POR QUE PENSAM A CURTO PRAZO
O processo de crescimento envolve tempo, habilidades, pesquisas, boa intuição e muita determinação. Atualmente todos esperam rápidos resultados, mas esquecem da qualidade desses resultados, seu negócio precisa ser dirigido para funcionar a longo prazo.
Não esqueça que o investimento, retorno e qualidade dos clientes não podem existir somente para o agora. Lembre, por exemplo, de investigar as causas de problemas recorrentes.
Procure soluções e veja que esses cuidados mantém seu negócio próspero e vivo.
POR QUE NÃO SE APRIMORAM EM UM BOM ATENDIMENTO
As empresas podem até possuir uma boa estrutura, como um boa divulgação serviços, um serviço especializado e sempre atual e até um bom planejamento financeiro, mas se não houver um bom atendimento aos clientes todos os esforços não geram os resultados tão bons e por isso não crescem.
Muitas empresas esquecem que o processo não encerra somente na venda, o pós venda é tão importante quanto a divulgação e venda do produto serviço. A oferta do seu produto/serviço deve ser crescente, seu cliente além de retornar deve trazer novos clientes, por isso a sua experiência de compra, consumo e resolução de possíveis problemas devem ser acompanhadas com um cuidado especial.
Regra geral, coloque-se sempre no lugar do cliente, você gostaria de ter de forma fácil toda a solução que procura. Lembre que ninguém faz um ligação para reclamar esperando como resposta - lamentamos, mas ... – encare como uma forma de aprendizagem, melhore sempre.
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