Pular para o conteúdo principal

AGIR PROFISSIONALMENTE EM QUALQUER SITUAÇÃO | O CLIENTE AGRADECE

O tempo é algo precioso do qual não fugimos, é pouco provável que um cliente apareça sem um pingo de interesse que seja, exceto casos extremos. Quando um cliente ou possível cliente procura por seu serviço/produto ele o faz por necessidade e desejo.
Por isso mesmo o cuidado no atendimento deve ser diferenciado, ainda mais em nossa região, onde comprar vai além de hobby e consumo, alguns de nossas necessidades caminham junto com a necessidade profissional. É sobre este consumo para a área profissional que argumento.
Por diversas vezes o cliente se frustra com atrasos de pedidos, ainda mais se esse material é para uso profissional, tais como uma calculadora científica, um smartphone, um computador, o pedido de um material para fabricação única e de data extremamente rígida.
Se um pedido feito de empresa para empresa ocasiona perda de dinheiro, imagina quando é feito de pessoa física para empresa? Quando o cliente (pessoa física) não cumpre sua meta sua receita cai, e diferente das empresas, não há recursos que os façam diminuir as perdas. E digo, esse cliente futuramente não entrará em contato novamente.
Esteja preparado para responder ao cliente, não engane o cliente, pois:

O cliente não quer ser manipulado

Um tipo de serviço apontado como detestável é de serviço via call center. Infelizmente os serviços de operadoras da nossa região conseguem tirar qualquer um de sério. Vendem produtos e as vezes ocultam informação, vendendo o que querem e não a necessidade do cliente. Sem contar com o pós venda, os piores serviços de SAC existentes, com pessoas inexperientes e  por vezes sem vontade de ajudar, raro um bom atendimento. Atentem sempre para não reproduzirem esse tipo de gestão.

O cliente não quer informações imprecisas

A falta de informação é outro importante fator que frustra o consumidor. Você realiza uma solicitação e conta que isso será realizado e ao voltar descobre que deve realizar outros intermináveis passos até que realmente seu problema seja resolvido. 
Ninguém pretende conhecer tua empresa a fundo, e não precisa conhecer seus processos, o cliente na verdade quer a solução do seu problema. Por isso mesmo é a obrigação da empresa informar as consequências quanto a decisão do cliente, esperar prosperar por conta de falta de informação do consumidor é contra a lei.

O cliente não quer falsas expectativas

Prazos, datas, qualidade do material, esse são pontos importantes e que por diversas vezes as empresas falham. Assim como, o cliente não quer remarcações, reenvios de documentação, se repetir em suas solicitações.
Sejam precisos em suas informações, informando data de pedido e previsão correta de entrega e tipo de produto, ainda preços e taxas adicionais de envio se houver. Se  o cliente volta a ligar é mais tempo tomado do atendente, isso é repetição de trabalho e custo dobrado por um serviço/produto.

O cliente precisa ser ouvido de verdade

Consequentemente, um dos erros cometidos é manter pessoas no quadro que não conseguem ouvir o que o cliente quer, realizando coisas que não vão ao encontro do desejo do cliente. Uma verdadeira perda de tempo se repetir em solicitações até realmente ser atendido por alguém que sabe realmente resolver. Um quadro de funcionários com muita rotatividade ocasiona esse e vários outros problemas.
Manter um boa imagem no pós venda é tão importante quanto a venda, o cliente é um potencial divulgador do seu produto/serviço.  Essas não são  dicas voltadas  apenas para o grande comerciante ou para quem possui um grande negócio, são voltadas também a você que possui um negócio individual ou empresa pequena.
Espero que tenham gostado das dicas e que essas possam te fazer prosperar de forma sólida. Volte sempre, deixe seu recado e contato, será um prazer conhecer mais sobre você e sua empresa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILME RECÉM CHEGADA – FOCO NA PRODUÇÃO #OQUEVI

PARTES MAIS AFETADAS DO CORPO HUMANO POR ACIDENTES NO TRABALHO

Tanto o empregador como o colaborador precisam ter cuidado e zelo pelo seu bemmaior, a saúde. Evitar acidentesnotrabalho é responsabilidade da empresa, mas também exige uma enorme conscientização e disposição do colaborador. O colaborador necessita, além de EPI- Equipamento de Proteção Individual, atenção e sentido de alerta, não pode apenas confiar nas experiências bem sucedidas. Assim, o colaborador deve realizar suas atividades sem pressa, equipado e seguir a rotina para evitar acidentes que possam afetar partes do corpo humano, como mãos, pés, pernas, tronco, face e demais membros. As pesquisas revelam que as mãos são as partes do corpo mais afetadas por acidentes, seguidas pelos pés. O menor percentual encontra-se no crânio/face, acredito que a cobrança firme para uso de capacetes colabore para os resultados, é a região que geralmente mais se protege. Em contra partida as empresas devem continuar seus esforços para segurança, inclusive por força de lei. Assim a empresa se livra de cu…

INDICAÇÃO DE FILME : MUDANÇA DE HÁBITO - GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas é algo bem curioso e que nem sempre é realizado de forma correta, mas existe fórmula? Eu gostaria de compartilhar com você um pouco da impressão que tive com o filme (muito conhecido) Mudança de Hábito.
É comum funcionário receber ordens, mas também sabemos que nem sempre são aceitas, apenas são executadas e as vezes a contra gosto. A impressão que temos é que nem sempre a autoridade recebida por um cargo é aceita de forma tranquila, suave ou com baixa resistência. A trama da irmã “Mary Clarence” na cena em que divide as vozes e conhece o timbre de cada uma das participantes do coral me intriga ainda hoje, devido aos resultados. Minha primeira observação passa pelo fato do reconhecimento dela como líder a parti daquele momento, ela recebe a batuta para reger o coral, a parti daquele momento, toda a equipe (o coral) sabem e reconhecem de quem seguir as orientações. Outro importante aspecto é a competência existente, ela realmente conhece o que faz. A forma dela conduzi…