Pular para o conteúdo principal

COMO É REALIZADA A CONTAGEM DE HORAS TRABALHADAS NAS EMPRESAS ? #OQUEVI

COMO É REALIZADA A CONTAGEM DE HORAS TRABALHADAS NAS EMPRESAS ? #OQUEVI
Algumas empresas possuem e tem condição de possuir relógio eletrônico para que seus funcionários possam registrar as horas trabalhadas. Mas e se você não pode ainda ter o relógio de ponto digital, como você realiza essa contagem, como monitorar esse processo? Vamos conversar sobre a contagem de horas trabalhadas nas empresas ?
Algumas empresas usam livro de ponto, outras cartão de ponto, e ainda a folha de ponto. Nele é registrado entrada, saída, repouso, retorno e fim do expediente. Entretanto existe empresas que não realizam a contagem de ponto corretamente, pois simulam a folha de ponto e assim cumpre com sua obrigação.
Se você empreendedor ou gestor de um negócio assim procede, corre o risco de ser lesado futuramente, pois diante da lei responde com auxílio doença, e caso seu empregado envolva-se com algum processo legal, seu registro como presente no trabalho em determinada data torna-se uma ferramenta de defesa.
Além disso, a correta coleta das horas trabalhadas também evita constrangimentos entre funcionários, evitando que um se sinta minimizado pelo favorecimento de outro. Não há como negar essa importância. Disponibilizo aqui em downloads um modelo de folhas ponto para o registro das horas trabalhadas.
Após o preenchimento a folha deve ser assinada (para os não alfabetizados há a possibilidade da assinatura com a própria digital) por empregador e empregado e não conter rasuras. Nela identifica-se o horário de trabalho, como também o período, assinalando horas extras e feriados. Também não esquecer dos acordos existentes, como horas compensadas e acordos de sindicatos e empresas.
Como fazer a soma das horas ?  Soma-se a diferença entre início de intervalo e entrada com a diferença entre Saída e fim de Intervalo, em seguida soma-se a diferença de cada dia ao dia anterior, assim você tem no final a hora trabalhada por mês. De posse da hora trabalhada por mês faça a multiplicação pela valor da hora trabalhada, assim tem-se o salário bruto, para em seguida prosseguir com os devidos descontos.
O Excel é uma excelente ferramenta para esse processo. Nesse exemplo, entre o dia 1 e 3 já registrou-se 23:27 hrs trabalhadas.
Esse processo se repete com cada funcionário que você possui, todos devem ter suas folhas preenchidas individualmente.


Dia Mês



Dia da Semana



Entrada



Início Intervalo



Fim Intervalo



Saída

1



Segunda



08:00



12:00



14:00



18:00

2



Terça



08:15



11:50



14:05



18:00

3



Quarta



08:03



11:59



13:59



18:00

Espero que tenha sido uma importante dica, empresas familiares geralmente enfrentam esses problemas, mas atitude e profissionalismo é o início para que pequenos problemas como esse finalmente terminem amigavelmente.
Se gostou do conteúdo não deixe de compartilhar e comentar. Sigam nossa página no facebook - f/oquevisobreadministracao  e tenham nossas atualizações com dicas diárias para o seu negócio. #oquevi. Entra em contato e conte-nos sua experiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILME RECÉM CHEGADA – FOCO NA PRODUÇÃO #OQUEVI

PARTES MAIS AFETADAS DO CORPO HUMANO POR ACIDENTES NO TRABALHO

Tanto o empregador como o colaborador precisam ter cuidado e zelo pelo seu bemmaior, a saúde. Evitar acidentesnotrabalho é responsabilidade da empresa, mas também exige uma enorme conscientização e disposição do colaborador. O colaborador necessita, além de EPI- Equipamento de Proteção Individual, atenção e sentido de alerta, não pode apenas confiar nas experiências bem sucedidas. Assim, o colaborador deve realizar suas atividades sem pressa, equipado e seguir a rotina para evitar acidentes que possam afetar partes do corpo humano, como mãos, pés, pernas, tronco, face e demais membros. As pesquisas revelam que as mãos são as partes do corpo mais afetadas por acidentes, seguidas pelos pés. O menor percentual encontra-se no crânio/face, acredito que a cobrança firme para uso de capacetes colabore para os resultados, é a região que geralmente mais se protege. Em contra partida as empresas devem continuar seus esforços para segurança, inclusive por força de lei. Assim a empresa se livra de cu…

INDICAÇÃO DE FILME : MUDANÇA DE HÁBITO - GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas é algo bem curioso e que nem sempre é realizado de forma correta, mas existe fórmula? Eu gostaria de compartilhar com você um pouco da impressão que tive com o filme (muito conhecido) Mudança de Hábito.
É comum funcionário receber ordens, mas também sabemos que nem sempre são aceitas, apenas são executadas e as vezes a contra gosto. A impressão que temos é que nem sempre a autoridade recebida por um cargo é aceita de forma tranquila, suave ou com baixa resistência. A trama da irmã “Mary Clarence” na cena em que divide as vozes e conhece o timbre de cada uma das participantes do coral me intriga ainda hoje, devido aos resultados. Minha primeira observação passa pelo fato do reconhecimento dela como líder a parti daquele momento, ela recebe a batuta para reger o coral, a parti daquele momento, toda a equipe (o coral) sabem e reconhecem de quem seguir as orientações. Outro importante aspecto é a competência existente, ela realmente conhece o que faz. A forma dela conduzi…