Pular para o conteúdo principal

AVALIANDO RECURSOS HUMANOS



Alguns profissionais são imprescindíveis dentro da sua empresa. A parti do momento que decide-se lançar-se verdadeiramente num negócio, torna-se obrigatório a presença deles, para assinar documentos e auxiliar na tomada de decisões quando possível.
Algumas categorias são mais valorizadas que outras, mas a empresa é um conjunto de tudo e todos. Não se faz uma empresa apenas com um nível de conhecimento ou atividade prestada. O principio da divisão de tarefas orienta que a divisão de trabalho promove a especialização favorecendo o fluxo das atividades dentro da empresa.
“Em meio tantas obrigações trabalhistas as organizações tendem a  reduzir o seu quadro de colaboradores ou mesmo contratar dois profissionais substituindo um profissional mais qualificado. Até onde é viável?”
Na avaliação do todo talvez nem sempre seja a solução mais adequada, principalmente porque algumas tarefas são refeitas e geram custos, afinal a aprendizagem é feita através dos erros, que teria um risco menor de ocorrência  se fossem feitas por profissionais da área.
Um organograma é um instrumento que pode auxiliar ver a atual situação da sua organização, pois irá retratar o momento em que se encontra seu quadro de colaboradores. Assim, se necessário ajusta-se para a sua real necessidade. E verá que nem sempre será necessário se desfazer de um colaborador , pois há a possibilidade de relocação.
Pense nisso, é possível que depois de anos de prestação de serviço  seu colaborador possa fornecer mais do que julgado pelo que pode ser mostrado, pois através da conclusão de cursos e especialização e até mesmo uma graduação ele pode ofertar muito mais com sua mão de obra estando numa atividade certa.
As pessoas mudam, então sua organização também muda. O que é hoje não é mais amanhã.
Reavalie seu recursos humanos constantemente, assim, manterá por perto pessoas de sua confiança, manterá a motivação da equipe e gerará novas oportunidades.
E ai? Não espere não, avalie sua equipe e nos conte aqui sua experiência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILME RECÉM CHEGADA – FOCO NA PRODUÇÃO #OQUEVI

PARTES MAIS AFETADAS DO CORPO HUMANO POR ACIDENTES NO TRABALHO

Tanto o empregador como o colaborador precisam ter cuidado e zelo pelo seu bemmaior, a saúde. Evitar acidentesnotrabalho é responsabilidade da empresa, mas também exige uma enorme conscientização e disposição do colaborador. O colaborador necessita, além de EPI- Equipamento de Proteção Individual, atenção e sentido de alerta, não pode apenas confiar nas experiências bem sucedidas. Assim, o colaborador deve realizar suas atividades sem pressa, equipado e seguir a rotina para evitar acidentes que possam afetar partes do corpo humano, como mãos, pés, pernas, tronco, face e demais membros. As pesquisas revelam que as mãos são as partes do corpo mais afetadas por acidentes, seguidas pelos pés. O menor percentual encontra-se no crânio/face, acredito que a cobrança firme para uso de capacetes colabore para os resultados, é a região que geralmente mais se protege. Em contra partida as empresas devem continuar seus esforços para segurança, inclusive por força de lei. Assim a empresa se livra de cu…

INDICAÇÃO DE FILME : MUDANÇA DE HÁBITO - GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas é algo bem curioso e que nem sempre é realizado de forma correta, mas existe fórmula? Eu gostaria de compartilhar com você um pouco da impressão que tive com o filme (muito conhecido) Mudança de Hábito.
É comum funcionário receber ordens, mas também sabemos que nem sempre são aceitas, apenas são executadas e as vezes a contra gosto. A impressão que temos é que nem sempre a autoridade recebida por um cargo é aceita de forma tranquila, suave ou com baixa resistência. A trama da irmã “Mary Clarence” na cena em que divide as vozes e conhece o timbre de cada uma das participantes do coral me intriga ainda hoje, devido aos resultados. Minha primeira observação passa pelo fato do reconhecimento dela como líder a parti daquele momento, ela recebe a batuta para reger o coral, a parti daquele momento, toda a equipe (o coral) sabem e reconhecem de quem seguir as orientações. Outro importante aspecto é a competência existente, ela realmente conhece o que faz. A forma dela conduzi…