Alguns profissionais são imprescindíveis
dentro da sua empresa. A parti do momento que decide-se lançar-se verdadeiramente
num negócio, torna-se obrigatório a presença deles, para assinar documentos e
auxiliar na tomada de decisões quando possível.
Algumas categorias são mais valorizadas
que outras, mas a empresa é um conjunto de tudo e todos. Não se faz uma empresa
apenas com um nível de conhecimento ou atividade prestada. O principio da
divisão de tarefas orienta que a divisão de trabalho promove a especialização
favorecendo o fluxo das atividades dentro da empresa.
“Em meio tantas
obrigações trabalhistas as organizações tendem a reduzir o seu quadro de colaboradores ou mesmo
contratar dois profissionais substituindo um profissional mais qualificado. Até
onde é viável?”
Na avaliação do todo talvez nem sempre
seja a solução mais adequada, principalmente porque algumas tarefas são
refeitas e geram custos, afinal a aprendizagem é feita através dos erros, que
teria um risco menor de ocorrência se fossem
feitas por profissionais da área.
Um organograma é um instrumento que pode
auxiliar ver a atual situação da sua organização, pois irá retratar o momento em
que se encontra seu quadro de colaboradores. Assim, se necessário ajusta-se
para a sua real necessidade. E verá que nem sempre será necessário se desfazer de
um colaborador , pois há a possibilidade de relocação.
Pense nisso, é possível que depois de
anos de prestação de serviço seu colaborador
possa fornecer mais do que julgado pelo que pode ser mostrado, pois através da
conclusão de cursos e especialização e até mesmo uma graduação ele pode ofertar
muito mais com sua mão de obra estando numa atividade certa.
As pessoas mudam, então sua organização
também muda. O que é hoje não é mais amanhã.
Reavalie seu recursos humanos constantemente,
assim, manterá por perto pessoas de sua confiança, manterá a motivação da
equipe e gerará novas oportunidades.
E ai? Não espere não, avalie sua equipe e
nos conte aqui sua experiência.
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