Há duas classes de empreendedores, os que muito delegam e os que se ausentam. Ambos podem refletir negativamente nos negócios.
Os que muito delegam terminam evitando o surgimento de novas ideias. O ato de controlar deve oferecer oportunidade para criar, agir, melhorar, sugerir, gerar novas oportunidades ou serviços.
Chegar com uma ideia pronta, sem margem para mudanças, com autoritarismo e tudo pronto para ser seguido, sem possibilidades de ver melhoramento é um erro. Quando uma equipe planeja há mais visão e mais possibilidade de sucesso. Veja como uma forma de aprender mais e melhorar o que você já sabe tão bem fazer.
Programar em equipe é uma excelente oportunidade de solidificar uma equipe. É nesse momento de contribuição que se avalia quem mais tem capacidade de evoluir, de conhecer sem máscaras o seu colaborador. O bom empreendedor que trabalha como gestor precisa conhecer seu colaborador e assim montar sua equipe ao seu gosto. É o momento de conhecer ou moldar o seu braço direito.
Por outro lado, os que se ausentam com frequência, que não tomam decisão, deixando nas mãos dos colaboradores tudo relacionado ao negócio, acabam perdendo o controle dos negócios, como também a aceitação como líder e dono do negócio.
Há numerosos casos de donos de empreendimento que não são respeitados pelos seus colaboradores. Isso afeta a confiança do empreendedor que termina se afastando e se desmotivando cada vez mais, com sua confiança abalada e difícil de ser restabelecida.
Quando se abri mão de liderar, dando total oportunidade ao outro, você termina se tornando refém e o que te fazia bem acaba se tornando um fardo, um verdadeiro peso emocional.
Por tanto, não abra mão de impor limites, não se pode delegar totalmente, tão pouco ser ausente ao ponto de tudo ficar nas mãos dos seus colaboradores.
Tenha bom senso e saiba envolver de forma criativa seus colaboradores, quando eles reconhecem sua liderança e forma de delegar, sabendo que são parte do processo, tudo fica mais equilibrado e leve no ambiente do trabalho. Como consequência há maior prazer em desenvolver todo o trabalho diário, seja da sua parte ou da parte do colaborador.
Entenda que há momentos da necessidade de tomar decisão rápida e sem consulta, com também, ainda há momentos que os colaboradores estão mais abertos. Então aproveite e mescle vendo qual o melhor posicionamento em cada situação.
Em geral o meio termo te possibilita a uma mudança a cada extremo sem muita resistência, sendo menos desgastante para a equipe.
Será que você é muito ausente ou muito presente? Avalie-se, bom senso sempre.
Comentários
Postar um comentário