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PESQUISA DE SATISFAÇÃO

pesquisa de satisfação
 
As pesquisas de satisfação são bons guias para conhecer a aceitação de algum serviço/produto, avaliar seus pontos positivos e identificar o que pode ser melhorado. Alguns gestores conhecem seus principais problemas, mas quando temos informações no papel tudo fica mais fácil de ser analisado e apoia como nivelamento de informação para todos da equipe.

Quando pesquisas são realizadas dentro de uma metodologia e propósito pode-se retirar boas informações que guiam numa direção adequada às ações que pretende-se fazer. O resultado pode inclusive levar a uma nova postura, trazendo novas ideias a um projeto.

Para que ela seja eficaz o ideal é que seja feito por quem tenha experiência ou pesquisar por algum método que já tenha sido validado de alguma forma. Um dos métodos de pesquisa de amplo uso é o questionário, nisso inclui a importância de elaborar questões que não sejam tendenciosas, não pode haver manipulação de resultados. O verdadeiro resultado é que te garante a ação mais adequada.

OPORTUNIDADES PARA USAR A PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Você pode está se questionando qual o momento adequado ou quando posso realizar uma pesquisa. Não se surpreenda, mas a pesquisa pode ser feita em qualquer momento, especialmente quando procura-se a solução de alguns problemas ou questionamentos.

Quando se fala de pesquisa de satisfação, a tendência é saber se o cliente está contente com o serviço/produto prestado. Assim várias perguntas podem ser levantadas ao cliente que te darão respostas de forma gratuita.

E todo cliente deve fazer parte da pesquisa? A resposta é : não necessariamente. Uma pequena amostra é suficiente para te dá a resposta que procura. Você pode estimar, a exemplo, 30% de seus clientes como base.

O importante é colher a informação de forma correta, questionários devem ser entregues a clientes menos apressados, por esse motivo questionários curtos são os mais adequados. Os questionários podem ser aplicados na fila por um funcionário, podem ser respondidos no momento de atualização de cadastro e até mesmo virtualmente, através de email ou eletrônico próprio dentro da empresa, são diversas possibilidades.

RESULTADO DA PESQUISA E SUA IMPORTÂNCIA

Geralmente os resultados são concluídos juntamente com gráficos. É fácil verificar os resultados graficamente. E podem ser apresentados em forma de barras, pizzas, linhas, colunas e etc.
Agora que tudo foi realizado, veja o que os gráficos informam para tomar decisões de melhoria para os dados negativos. Não adianta informação e não tomar atitude. Afinal foi tomado um tempo para levantar os resultados com um propósito e finalidade.

Não minimize nem ignore os resultados, se eles informam que há necessidade de melhoria investigue os motivos e faça investimentos de acordo com as prioridades.

FAÇA VOCÊ MESMO UMA PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Abaixo uma sugestão de pesquisa, faça e conte-nos os resultados

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