Por muitas vezes a rotina acaba sendo mais que rotina na vida dos empreendedores. O dia a dia e a sequencia deles tornam a visão dos detalhes cada vez mais difícil, pois fica normal e comum, diminuindo a sensibilidade frente aos problemas existentes da organização.
Para as pequenas empresas fica não apenas difícil, como há também a carga de atividade diária que termina reduzindo mais ainda a visão de problemas existentes em determinado momento.
Veja se não há algum destes problemas, abaixo mencionados, rondando seu ambiente de trabalho.
Funcionário errado no lugar errado
Colaborador pouco capacitado causa problemas e atrasos em processos, mas o colaborador super capacitado também gera problemas. Esse pode ser futuramente a fonte de desmotivação, passando essa sensação aos demais. Muito cuidado com contratações.
Estoque em excesso
O controle de estoque é necessário. Uma pessoa responsável e de confiança poderá ter melhor domínio de entradas e saídas através do uso de programas voltados a essa finalidade. Cursos e o devido cuidado com compras minimiza esses problemas.
Uso inadequado do espaço físico
O espaço de trabalho deve ser adequado sempre que necessário. Quando se trabalha em ambientes desconfortáveis, com cadeiras inadequadas, mesas altas ou baixas demais, ou com móveis posicionados de qualquer forma, há perda de produtividade. Esse tipo de problema é facilmente resolvido com estudo de layout. Isso é comum nas empresas que vão se arrumando como podem e no fim percebem que o ambiente não supre a necessidade.
Perda da memória da organização
Um problema recorrente é a questão de responsabilidades, quando apenas um colaborador desempenha seu serviço e de modo totalmente independente é possível que muitas informações fiquem perdidas. A solução é documentar tudo e sempre está por dentro do desenvolvimento das funções executadas. Assim, na ausência ou saída de um colaborador não haverá perdas de informação.
Atribuições não definidas
Quando todas as atribuições, deveres ou responsabilidades estão escritas e informadas devidamente ao colaborador esse não poderá deixar de realizar sua obrigação e nem mesmo delegar a outro. Há necessidade de ordem dentro da empresa, o cliente não espera falar com todos até que finalmente tenha seu problema resolvido.
Diante disso, aposto que agora você verá com mais cuidado como anda seu negócio. Afinal, sempre há algo que temos dificuldade de ver.
Comentários
Postar um comentário